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quarta-feira, 27 de agosto de 2014

QUESTÕES DE CONCURSO 2



A dança é importante para o índio preparar o corpo e a garganta e significa energia para o corpo, que fica robusto. Na aldeia, para preparo físico, dançamos desde cinco horas da manhã até seis horas da tarde, passa-se o dia inteiro dançando quando os padrinhos planejam a dança dos adolescentes. O padrinho é como um professor, um preparador físico dos adolescentes. Por exemplo, o padrinho sonha com um determinado canto e planeja para todos entoarem. Todos os tipos de dança vêm dos primeiros xavantes: Wamaridzadadzeiwaw?, Butséwaw?, Tseretomodzatsewaw?, que foram descobrindo através da sabedoria como iria ser a cultura Xavante. Até hoje existe essa cultura, essa celebração. Quando o adolescente fura a orelha é obrigatório ele dançar toda a noite, tem de acordar meia-noite para dançar e cantar, é obrigatório, eles vão chamando um ao outro com um grito especial.
WÉRÉ' É TSI'RÓBÓ, E. A dança e o canto-celebração da existência xavante. VIS-Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB. V. 5, n. 2, dez. 2006.

A partir das informações sobre a dança Xavante, conclui- se que o valor da diversidade artística e da tradição cultural apresentados originam-se da 
a)
iniciativa individual do indígena para a prática da dança e do canto.
b)
excelente forma física apresentada pelo povo Xavante.
c)
multiculturalidade presente na sua manifestação cênica.
d)
inexistência de um planejamento da estética da dança, caracterizada pelo ineditismo.
e)
preservação de uma identidade entre a gestualidade ancestral e a novidade dos cantos a serem entoados.


O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004, propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime e gratuita, colocando à disposição de todos os usuários da Internet, uma biblioteca virtual que deverá constituir referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral. Esse portal constitui um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada.
BRASIL. Ministério da Educação. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 29 jul. 2009 (adaptado). ,,

Considerando a função social das informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, o ambiente virtual descrito no texto exemplifica 
a)
a dependência das escolas públicas quanto ao uso de sistemas de informação.
b)
a ampliação do grau de interação entre as pessoas, a partir de tecnologia convencional.
c)
a democratização da informação, por meio da disponibilização de conteúdo cultural e científico à sociedade.
d)
a comercialização do acesso a diversas produções culturais nacionais e estrangeiras via tecnologia da informação e da comunicação.
e)
a produção de repertório cultural direcionado a acadêmicos e educadores.


Saúde, no modelo atual de qualidade de vida, é o resultado das condições de alimentação, habitação, educação, renda, trabalho, transporte, lazer, serviços médicos e acesso à atividade física regular. Quanto ao acesso à atividade física, um dos elementos essenciais é a aptidão física, entendida como a capacidade de a pessoa utilizar seu corpo — incluindo músculos, esqueleto, coração, enfim, todas as partes —, de forma eficiente em suas atividades cotidianas; logo, quando se avalia a saúde de uma pessoa, a aptidão física deve ser levada em conta. A partir desse contexto, considera-se que uma pessoa tem boa aptidão física quando 
a)
apresenta uma postura regular.
b)
pode se exercitar por períodos curtos de tempo.
c)
pode desenvolver as atividades físicas do dia-a-dia, independentemente de sua idade.
d)
pode executar suas atividades do dia a dia com vigor, atenção e uma fadiga de moderada a intensa.
e)
pode exercer atividades físicas no final do dia, mas suas reservas de energia são insuficientes para atividades intelectuais.


Para o Mano Caetano

Imagem 010.jpg


Tease me (caçoe de mim, importune-me).

LOBÃO. Disponível em: http://vagalume.uol.com.br. Acesso em: 14 ago. 2009 (adaptado).

Na letra da canção apresentada, o compositor Lobão explora vários recursos da língua portuguesa, a fim de conseguir efeitos estéticos ou de sentido. Nessa letra, o autor explora o extrato sonoro do idioma e o uso de termos coloquiais na seguinte passagem: 
a)
“Quando um doce bardo brada a toda brida” (v. 2)
b)
“Em velas pandas, suas esquisitas rimas?” (v. 3)
c)
“Que devora a voz do morto” (v. 9)
d)
“lobo-bolo//Tipo pra rimar com ouro de tolo? (v. 11-12)
e)
Tease me, tease me outra vez” (v. 14)


Os principais recursos utilizados para envolvimento e adesão do leitor à campanha institucional incluem
a)
o emprego de enumeração de itens e apresentação de títulos expressivos.
b)
o uso de orações subordinadas condicionais e temporais.
c)
o emprego de pronomes como “você” e “sua” e o uso do imperativo.
d)
a construção de figuras metafóricas e o uso de repetição.
e)
o fornecimento de número de telefone gratuito para contato.

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