A dança é importante para o índio preparar o corpo e a garganta e significa energia para o corpo, que fica robusto. Na aldeia, para preparo físico, dançamos desde cinco horas da manhã até seis horas da tarde, passa-se o dia inteiro dançando quando os padrinhos planejam a dança dos adolescentes. O padrinho é como um professor, um preparador físico dos adolescentes. Por exemplo, o padrinho sonha com um determinado canto e planeja para todos entoarem. Todos os tipos de dança vêm dos primeiros xavantes: Wamaridzadadzeiwaw?, Butséwaw?, Tseretomodzatsewaw?, que foram descobrindo através da sabedoria como iria ser a cultura Xavante. Até hoje existe essa cultura, essa celebração. Quando o adolescente fura a orelha é obrigatório ele dançar toda a noite, tem de acordar meia-noite para dançar e cantar, é obrigatório, eles vão chamando um ao outro com um grito especial.
WÉRÉ' É TSI'RÓBÓ, E. A dança e o canto-celebração da existência xavante. VIS-Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB. V. 5, n. 2, dez. 2006.
A partir das informações sobre a dança Xavante, conclui- se que o valor da diversidade artística e da tradição cultural apresentados originam-se da
WÉRÉ' É TSI'RÓBÓ, E. A dança e o canto-celebração da existência xavante. VIS-Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB. V. 5, n. 2, dez. 2006.
A partir das informações sobre a dança Xavante, conclui- se que o valor da diversidade artística e da tradição cultural apresentados originam-se da
a) |
iniciativa individual do indígena para a prática da dança e do canto.
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b) |
excelente forma física apresentada pelo povo Xavante.
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c) |
multiculturalidade presente na sua manifestação cênica.
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d) |
inexistência de um planejamento da estética da dança, caracterizada pelo ineditismo.
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e) |
preservação de uma identidade entre a gestualidade ancestral e a novidade dos cantos a serem entoados.
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O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004, propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime e gratuita, colocando à disposição de todos os usuários da Internet, uma biblioteca virtual que deverá constituir referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral. Esse portal constitui um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada.
BRASIL. Ministério da Educação. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 29 jul. 2009 (adaptado). ,,
Considerando a função social das informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, o ambiente virtual descrito no texto exemplifica
BRASIL. Ministério da Educação. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 29 jul. 2009 (adaptado). ,,
Considerando a função social das informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, o ambiente virtual descrito no texto exemplifica
a) |
a dependência das escolas públicas quanto ao uso de sistemas de informação.
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b) |
a ampliação do grau de interação entre as pessoas, a partir de tecnologia convencional.
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c) |
a democratização da informação, por meio da disponibilização de conteúdo cultural e científico à sociedade.
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d) |
a comercialização do acesso a diversas produções culturais nacionais e estrangeiras via tecnologia da informação e da comunicação.
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e) |
a produção de repertório cultural direcionado a acadêmicos e educadores.
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Saúde, no modelo atual de qualidade de vida, é o resultado das condições de alimentação, habitação, educação, renda, trabalho, transporte, lazer, serviços médicos e acesso à atividade física regular. Quanto ao acesso à atividade física, um dos elementos essenciais é a aptidão física, entendida como a capacidade de a pessoa utilizar seu corpo — incluindo músculos, esqueleto, coração, enfim, todas as partes —, de forma eficiente em suas atividades cotidianas; logo, quando se avalia a saúde de uma pessoa, a aptidão física deve ser levada em conta. A partir desse contexto, considera-se que uma pessoa tem boa aptidão física quando
a) |
apresenta uma postura regular.
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b) |
pode se exercitar por períodos curtos de tempo.
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c) |
pode desenvolver as atividades físicas do dia-a-dia, independentemente de sua idade.
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d) |
pode executar suas atividades do dia a dia com vigor, atenção e uma fadiga de moderada a intensa.
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e) |
pode exercer atividades físicas no final do dia, mas suas reservas de energia são insuficientes para atividades intelectuais.
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9)
Para o Mano Caetano
1 Tease me (caçoe de mim, importune-me).
LOBÃO. Disponível em: http://vagalume.uol.com.br. Acesso em: 14 ago. 2009 (adaptado).
Na letra da canção apresentada, o compositor Lobão explora vários recursos da língua portuguesa, a fim de conseguir efeitos estéticos ou de sentido. Nessa letra, o autor explora o extrato sonoro do idioma e o uso de termos coloquiais na seguinte passagem:
1 Tease me (caçoe de mim, importune-me).
LOBÃO. Disponível em: http://vagalume.uol.com.br. Acesso em: 14 ago. 2009 (adaptado).
Na letra da canção apresentada, o compositor Lobão explora vários recursos da língua portuguesa, a fim de conseguir efeitos estéticos ou de sentido. Nessa letra, o autor explora o extrato sonoro do idioma e o uso de termos coloquiais na seguinte passagem:
a) |
“Quando um doce bardo brada a toda brida” (v. 2)
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b) |
“Em velas pandas, suas esquisitas rimas?” (v. 3)
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c) |
“Que devora a voz do morto” (v. 9)
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d) |
“lobo-bolo//Tipo pra rimar com ouro de tolo? (v. 11-12)
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e) |
“Tease me, tease me outra vez” (v. 14)
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Os principais recursos utilizados para envolvimento e adesão do leitor à campanha institucional incluem
a) |
o emprego de enumeração de itens e apresentação de títulos expressivos.
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b) |
o uso de orações subordinadas condicionais e temporais.
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c) |
o emprego de pronomes como “você” e “sua” e o uso do imperativo.
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d) |
a construção de figuras metafóricas e o uso de repetição.
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e) |
o fornecimento de número de telefone gratuito para contato.
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